artigos.publicados

9 de abril de 2010

VENCIMENTOS

REMUNERAÇÕES DE GESTORES

VÁRIOS CARGOS,
MAIS SALÁRIO

Hoje

José Honório

Além de ser presidente executivo da Portucel, José Honório é também administrador e membro da comissão executiva da Semapa. Assim sendo, o gestor recebeu, em 2009, 1,5 milhões de euros de remuneração. Destes, 243 mil euros foram pagos pela Portucel, sendo os restantes (1,3 milhões de euros) auferidos na Semapa. José Honório desempenha ainda muitas outras funções em empresas ligadas à indústria papeleira e aos cimentos, como a Secil, a Ciminpart ou a Portucel Florestal, entre outras, onde não é possível saber qual o salário do presidente executivo.

José Maria Ricciardi

Administrador executivo do BES e presidente da comissão executiva do Banco Espírito Santo de Investimento (BESI), o gestor é também membro do conselho geral e de supervisão da EDP, função pela qual também é remunerado. Assim, José Maria Ricciardi recebeu, em 2009, 860 mil euros de remuneração pelo seu trabalho no BES, a que se soma 39 mil euros pelo seu trabalho na eléctrica nacional. O gestor desempenha ainda funções em outras empresas da esfera Espírito Santo fora do grupo BES e no conselho fiscal do Sporting.

Ana Maria Fernandes

A presidente executiva da EDP Renováveis recebeu 247 mil euros pelo seu trabalho na empresa de energias alternativas. Mas, se a este valor se juntar a remuneração auferida na casa-mãe, a gestora levou para casa 2,5 milhões de euros. Do valor recebido na EDP, 316 mil euros dizem respeito a salário fixo, 451 mil euros ao bónus anual e o restante montante (1,4 milhões de euros) corresponde aos prémios multianuais do anterior mandato (2006-2008), à semelhança do que acontece com António Mexia, presidente executivo da eléctrica nacional.

Belmiro de Azevedo

Presidente do conselho de administração da Sonae SGPS, o gestor desempenha ainda funções em outras empresas da holding, motivo por que tem dois salários. Belmiro de Azevedo recebeu, assim , 618 mil euros de remuneração em 2009, dos quais 436 mil euros dizem respeito à Sonae SGPS e 182 mil correspondem ao seu cargo como presidente do conselho de administração da Sonae Indústria. O gestor que transformou a empresa de aglomerados de madeira num gigante grupo nacional só não está presente no conselho de administração da Sonaecom.

Fernando Ulrich

A presidência executiva do BPI não é o único cargo de Fernando Ulrich, que foi até Fevereiro de 2009 administrador não executivo da Semapa. Assim, além dos 727 mil euros que auferiu da instituição bancária, o líder do BPI recebeu ainda 1600 euros, no ano passado, pelo seu trabalho no conselho de administração da cimenteira e papeleira. O gestor desempenha também funções como gerente da Viacer, Sociedade Gestora de Participações Sociais, e gerente da Petrocer, além de vários pelouros em várias empresas do grupo do banco, segundo o relatório e contas do BPI.

Paulo Azevedo

Além de presidente executivo da Sonae, Paulo Azevedo desempenha também os cargos de presidente do conselho de administração na Sonaecom e de administrador não executivo na Sonae Capital. Motivo pelo qual o gestor nortenho levou para casa 1,2 milhões de euros de remuneração em 2009. No entanto, a maior fatia deste bolo vem da Sonae SGPS, holding do grupo a que Paulo Azevedo preside. O gestor é ainda presidente do conselho de administração da Sonae Sierra, Sonae Distribuição, Sonaegest e MDS, entre outros cargos.

Retirado de dn.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário