artigos.publicados

8 de abril de 2010

VENCIMENTOS

PT: TRABALHADORES INDIGNADOS
COM MILHÕES DADOS AOS GESTORES

Zeinal Bava ganhou 25 vezes mais que o Presidente da República

Por Redacção PGM 2010-03-18 09:59

Os trabalhadores da PT estão «indignados» com os salários e prémios auferidos pelos gestores da empresa no ano passado.

Em comunicado, a Comissão de Trabalhadores da Portugal Telecom considera «falaciosa a argumentação da Administração quando, para justificar as exorbitâncias que recebe, diz que as suas remunerações são 35% menores do que as das suas congéneres a nível internacional», consideram os trabalhadores, que apelam aos administradores para que se «comparem com os portugueses».

Os trabalhadores lembram que «o Presidente Executivo da PT, ganhou, em média, 25 vezes mais que o Presidente da República de Portugal, embora tenha responsabilidades infinitesimamente menores; há em Portugal 2 milhões de portugueses que vivem abaixo do limiar da pobreza; o País tem mais de 600 mil desempregados; os trabalhadores da PT têm vindo, nos últimos anos, a perder poder de compra porque a Administração lhes impõe aumentos salariais insuficientes, congelamento dos salários, aumentos dos custos com a saúde, etc¿. Sendo o salário médio líquido na PT na ordem dos 1.250 euros, na melhor das hipóteses um trabalhador na PT teria de trabalhar mais de 100 anos para auferir um valor igual ao auferido pelo Eng.º Zeinal Bava em 2009».


«A CT vem publicamente expressar a sua indignação e exigir que se ponha cobro a tais práticas remuneratórias. Exigimos que a Administração inverta a sua política de distribuição da riqueza produzida através quer de aumentos salariais justos quer da alteração das matérias mais gravosas do Plano de Saúde», concluem.

Quem ganha o quê na PT

A Comissão de Trabalhadores acusa «accionistas e administradores» de se «ampararem mutuamente», dizendo que os primeiros receberam 515 milhões de euros e os segundos mais de 11 milhões.


«Em Março de 2009 a Assembleia-geral de Accionistas decidiu votar favoravelmente a proposta, apresentada pela Administração da PT, de pagamento de um dividendo de 5,57 euros por acção, resultando desse facto o pagamento de 515 milhões de euros de dividendos aos accionistas, cerca de 90% dos lucros da PT conseguidos no exercício de 2008. Por sua vez, a remuneração dos Órgãos de Administração da PT, durante o ano de 2009, foi de 11,37 milhões de euros (inclui os não executivos e os novos que foram nomeados em 27 de Março de 2009)», explica a Comissão.

Os trabalhadores sublinham que, de acordo com a informação publicada pela empresa, ao abrigo da nova lei, «ficamos a saber que em 2009, entre remuneração fixa e variável e mais prémio de fim de mandato, os quatro membros da Comissão Executiva mais o Presidente do Conselho de Administração da PT receberam» mais de 8,4 milhões de euros.

A Comissão discrimina os valores recebidos por cada gestor: 2,5 milhões para Zeinal Bava (presidente executivo), 1,67 milhões para Henrique Granadeiro (chairman), 1,64 milhões para Pacheco de Melo, 1,53 milhões para Rui Pedro Soares (administrador envolvido no caso Face Oculta) e 1,05 milhões para António Caria.

Retirado de agenciafinanceira.iol.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário