artigos.publicados

20 de outubro de 2010

EXCESSO DE FUNCIONÁRIOS - GASTOS DESNECESSÁRIOS

Câmara de Lisboa tem excesso de funcionários

Câmara Municipal de Lisboa tem um funcionário para cada cem habitantes, o dobro do que se verifica na capital espanhola, Madrid, e em Barcelona, cidades onde metade dos recursos humanos são suficientes.

Um estudo de João Seixas, investigador que foi consultor na Câmara de Lisboa, conclui que a Câmara Municipal de Lisboa bate recordes de funcionários por habitante, numa estrutura que torna a autarquia ingovernável, em virtude dos elevados custos com pessoal.

Os 12 mil funcionários da autarquia lisboeta estão distribuídos por 300 departamentos e pelas 53 freguesias do concelho. Dividindo a quantidade de trabalhadores pelo número de habitantes, verifica-se esta média seria suficiente para suportar a actividade das cidades de Madrid e Barcelona.

Ou seja, fica provado que Lisboa poderia dispensar metade do pessoal para garantir a qualidade de serviços verificados nestas duas cidades espanholas, onde cada funcionário consegue suportar 200 habitantes.

Em comparação com o município do Porto, a realidade é semelhante. Na Invicta, menos de sete profissionais bastam para atender mil cidadãos, média semelhante a Oeiras, por exemplo.

in http://www.ciberjunta.com/camara_lisboa_excesso_funcionarios049907.html

Sem comentários:

Enviar um comentário