artigos.publicados

3 de março de 2010

PRÉMIOS

BANCO ESPÍRITO SANTO QUER REDUZIR BÓNUS ANUAIS
DOS GESTORES PARA 2% DOS LUCROS
Publicado em 03 de Março de 2010


O Banco Espírito Santo (BES) vai propor à assembleia geral uma alteração de estatutos que prevê a diminuição dos prémios anuais dos seus administradores a 2 por cento dos lucros obtidos pela instituição financeiro.

Os estatutos do banco - artigo 24º - contemplam que "à remuneração fixa poderá acrescer, no caso de membros da Comissão Executiva, uma remuneração variável correspondente a uma percentagem dos lucros consolidados da sociedade" que até aqui é de cinco por cento.

A alteração agora proposta é que "a percentagem global destinada aos administradores membros da Comissão Executiva não poderá exceder, em cada ano, dois por cento dos lucros consolidados do exercício".

A redução dos prémios será votada na assembleia geral anual do banco, marcado para o próximo dia 06 de abril.

O BES anunciou um resultado líquido de 522 milhões de euros em 2009, mais 30 por cento que em 2008.

Assim, tendo em conta os resultados do ano passado e caso esta alteração já estivesse a vigorar, o 'bolo' para a atribuição de prémios diminuía em 15,66 milhões de euros. Ou seja, o total destes bónus passava de 26,1 milhões de euros, ao teto máximo de 5 por cento, para 10,44 milhões tendo em conta a imposição de 2 por cento.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Retirado de ionline.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário